domingo, 17 de fevereiro de 2008

Quem cala consente

Tinha eu lá meus 9, 10 anos e estava assistindo um culto na igreja.
Meu pai estava dando o culto. Devia ser uma data especial, pois a igreja estava cheia.
Estava eu sentada em um banco mais para trás, o que não é muito comum. Entre a mensagem e a oração, entra um homem na igreja. Lembro-me de suas roupas gastas, de seu olhar perdido. Entrou, perguntou a alguém quem era o pastor. Estava se dirigindo para a frente, chamando o pastor.
Os homens que estavam lá fora, que cuidavam do sino, e um homem de cabelos pretos, do qual eu não me recordo o nome, mandaram ele se retirar da igreja. Ele saiu, contra sua vontade.
Disseram que ele estava bêbado. Uma mulher mais no fundo da igreja disse que ele havia lhe dito que só queria comida. Se estivesse bêbado, isso diminuiria a fome dele? Ou a vontade de comer?
Lembro-me da cena do homem de cabelos pretos pegando o celular e lingando para a polícia vir pegar o homem.
Quando estava saindo da igreja, lembro que o homem estava sendo preso. Perguntei à minha mãe o que ele tinha feito, e ela respondeu que ele só estava sendo levado porque não queria sair.
Até hoje eu me arrependo de ter calado diante daquela situação. Infelizmente, não fui a única, ninguém da igreja falou alguma coisa.
Fiquei tempos refletindo aquela situação. Hoje, durante o culto, lembrei-me dela e me arrependi dessa atitude.
Lá na paróquia existia várias grupos de ajuda: PPDs, assistência social, AA, e outros diversos grupos em que as pessoas poderiam se integrar. Eles realmente ajudavam as pessoas. Isso o que eu acho mais estranho, como as mesas que fazem o bem, não são capazes de ajudar uma pessoa na hora que ela mais precisa.
Mas eu também não ajudei, eu calei, consenti. Como todo mundo faz com as injustiças. Calam, consentem.
São pequenas ações assim que mudam o mundo, e no caso, para pior.
Só para relatar minha revolta aqui quando calamos, e consentimos essas coisas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Talvez vc fosse muito nova ara fazer algo, mas agora que tens mais idade, vc pode e deve falar o que acha, mas nas horas aropriadas, óbvio.
O que te faz lembrar dessas coisas que vc foi incapaz de fazer?? Tente se lembrar de quem vc ajudou, isso faz melhor :)...
Vou comentar do seu último texto de que vc é incapaz. Ñ te conheço tão bem para afirmar positiva ou negativamente, mas uma coisa posso te afirmar, vc pode muda isso. Se vc for uma fracassada, como afirma ser, ponha um fim nisto agora. "Ñ posso, vou fracassar" se vc esara assim, vc nem emrego vai conseguir arranjar. Tente, se fracassar, tente novamente, até vc conseguir reverter essa situação.
Bjz
ps: esero que isso te ajude em alguma coisa, nem que seja para passar o tempo.
Tbm me achava assim, e descobri que por mais que eu yente negar, é a verdade: isso era coisa da minha kbça, como é da sua. Se vc se empenhar, nada poderá te empedir, nada mesmo. Digo isso por expereência própria.

Apesito disse...

Isso não era na época que o lema da IECLB era "Aqui você tem lugar"? Haha, a Igreja é a própria hipocrisia