domingo, 15 de março de 2009

Préludio

Uma das coisas que o ser humano mais anseia durante toda sua existência terrena é a liberdade. Algumas vezes acredito que nós, humanos, abrimos mão da nossa liberdade ao entrar nesse mundo, ao aprisionar os outros, ao comandarmos o mundo. O que é a verdadeira liberdade para nós?
Um peixe deve se sentir livre quando nada, sem empecilho algum, como um vidro. Um pássaro quando voa e canta, sem estar entre as grades. A liberdade está em seguir os instintos naturais, e os animais os conhecem bem. Diferente somos nós, humanos. Qual é o nosso instinto natural? Quando nos sentimos verdadeiramente livres?
Quando eu penso na liberdade humana, vêm-me a cabeça algumas cenas particulares. A liberdade humana está em pequenos prazeres, em coisas simples que a vida nos proporciona. Está no vento batendo no rosto, na corrida exaustiva, em um dia sem rotina e sem obrigações, na dança, na música, nos nossos talentos, na linguagem usada pela nossa alma para nos expressarmos.

2 comentários:

Anônimo disse...

\o/ ... mais um texto... =D
com mais um tema complicado hein!!!huhuheuhe

Liberdade, realmente, uma coisa que o ser humano tira de si mesmo. Hoje, a liberdade para mim, é como você coloca no texto, coisas simples da vida, musicas, dias tranquilos...(imagens particulares também me passam na cabeça). Mas como você disse, a liberdade está em seguir os instintos naturais, eis aí o problema do ser humano, na minha opinião. Não seguimos um instinto natural, o ser humano quer sempre mais, não está contente nunca. Para o ser humando, "nadar sem o impecílio de um vidro" ou "voar sem o impedimento de grades" não basta, quando conquista algo quer mais...
Por isso, é que vivemos em liberdades momentaneas, onde momentos se resumem em liberdade.
Um exemplo, posso estar em algum momento me sentindo livre no alto de uma montanha, sem obrigações e pressões, mas por quê então eu saio de lá? Porque eu quero mais, eu sei que cumprindo minhas obrigações vou conseguir mais, para ter uma casa, sustentar uma família, etc. Então, quem tira nossa liberdade contínua (digamos assim, eheheheh) é o mundo em que vivemos, mas não posso culpar apenas o mundo criado pela humanidade, eu também tenho culpa, pois se quiser ficar sempre na montanha fico, não fico por medo, enfim, sei lá, mas tenho culpa. Todos temos culpa.
Preferimos momentos livres. Isso já é uma questão que herdamos de muitas e muitas gerações que vêm passando essa cultura a cada nova geração, e mudar isso exige muito de nós e, infelizmente, acabamos não fazendo nada e nos entregando ao sistema e felizes com os momentos livres que nos proporcionamos.....

é.. confuso e complicado sim, mas esses temas na Dominiqui hein... uHAuhAUhuaHAH

legal, ótimo texto... ;)

beeijão!!!

Anônimo disse...

Concordo que abrimos mão de nossa liberdade ao entrar-mos neste mundo, mas temos escolha de se queremos vir ou não?
Além do mais, podemos nos refugiar em uma montanha, mas temos que abandonar quem mais amamos? Ou insistir para que nossa família, amigos ou pessoas a quem mais desejamos, venham com nós? Não estariamos tirando a liberdade dessa pessoa? Aproveitar nossos momentos de liberdade, isso é que temos, pois não são todos que tem, e temos-os em poucos momentos.




bzjs